
Adriana Meis é uma outra face de Adriana Tulio Baggio, assim como Adriano Meis foi a outra face de Mattia Pascal, o personagem de Luigi Pirandello.
Essa outra face não é secreta como a de Pascal. Também não é uma face que diz e faz coisas que a outra não tem coragem. É mais como uma filial: uma subsidiária da minha atividade principal, a que paga as contas, e que é financiada por estas.
E, de fato, Adriana Meis é o nome fantasia da minha empresa MEI (sacou?), por meio da qual eu presto serviços de edição de texto, de tradução italiano-português e de pesquisa.
Adriana Meis é a filial na qual distribuo crônicas e ensaios* que não querem esperar uma decisão editorial para serem publicados.
Adriana Meis, ao evocar o duplo de Mattia Pascal, diz também sobre a minha trajetória profissional e intelectual diversificada, mais horizontal do que vertical, mais multidisciplinar do que especializada. É uma reivindicação ao reconhecimento e valorização da pluralidade.
Me formei em publicidade e propaganda nos anos 1990, fiz uma especialização em marketing ainda nessa década, e depois outra em criação publicitária no início dos anos 2000.
Ainda no começo dos 2000 fiz um mestrado em letras, como foco na semiótica discursiva. Em 2015 conquistei meu diploma de doutorado em comunicação e semiótica. Tenho dois pós-doutorados, um em tecnologia e sociedade, outro em história, e mais duas graduações, uma letras-italiano, outra em letras-português.
Sou autora de As mulheres famosas (Editora UFPR, 2024, @asmulheres famosas), tradução brasileira para o De mulieribus claris, de Giovanni Boccaccio, e coautora, com Marcella Lopes Guimarães, de As vidas das artistas: biografia e talento entre os séculos XIII e XVI (Máquina de Escrever, 2024).
Adriana Tulio Baggio e Adriana Meis nasceram em 1974 em Curitiba, no bairro de Santa Felicidade. Já moraram em João Pessoa (2001 a 2003) e também, brevemente, em São Paulo (2011) e em Bolonha (2013). Vivem hoje em Curitiba.
Boa parte dessa trajetória está documentada nos seguintes espaços: currículo Lattes, Orcid, Academia.edu, Research Gate (acadêmicos); Digestivo Cultural (procure por Adriana Baggio na caixa de busca avançada), O Expresso, Jornal Cândido.
*Se quiser citar algum dos textos publicados neste blog, peço que referencie com autoria de Adriana Tulio Baggio e Adriana Meis como título do periódico. Nas normas da ABNT, fica assim:
BAGGIO, Adriana Tulio. [título do texto]. Adriana Meis, [dia] [mês] [ano]. Disponível em: [url do texto]. Acesso em: [data de acesso ao texto].